História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

D. Miguel de Almeida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D. Miguel de Almeida

Mensagem por Fundador em 17th Maio 2011, 22:12

Fidalgo (1559-1650).

Em idade avançada, já octogenário, foi um dos principais mentores da revolução de 1 de Dezembro de 1640, tendo comandado os conjurados. Este sobrinho do vice-rei da Índia D. Francisco de Almeida, logo na manhã desse 1º de Dezembro, esteve envolvido no assalto ao Paço da Ribeira, foi um dos primeiros a entrar e disparou o tiro que assinalava o início da revolução. A guarda do paço resistiu em vão, pois foi dominada em pouco tempo pelos conjurados e também teve de se resignar à ordem da vice-rainha de Portugal, a duquesa de Mântua, que percebeu que já nada havia a fazer para travar a revolução.

Famoso foi o grito que D. Miguel de Almeida lançou de uma das janelas que davam para o Terreiro do Paço, enquanto mantinha a espada erguida: "Liberdade, portugueses! Viva el-rei D. João IV!". O povo que se havia juntado em frente ao paço regozijou de alegria face à boa nova que há tanto tempo esperava.

Em sinal de agradecimento, D. João IV fê-lo quarto conde de Abrantes, vedor da Fazenda e membro do Conselho de Estado.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D. Miguel de Almeida

Mensagem por Saibot em 15th Outubro 2011, 17:01

No dia 1 de Dezembro de 1640, numa luminosa e serena manhã de Inverno lisboeta, juntavam-se no Terreiro do Paço umas dezenas de fidalgos, vindos em coches, em que transportavam armas, e um punhado de populares que o padre Nicolau da Maia convocara. Logo que as nove horas soaram nas torres da Sé, um grupo numeroso invadiu a entrada do paço e inutilizou, com alguns tiros, a resistência da guarda real, que correra às alabardas. D. Miguel de Almeida, um velho magnífico de energia, lançava-se à frente, de espada em punho, clamando: "Liberdade! Liberdade! Viva El-Rei D. João IV!". Chegando a uma varanda, falou ao povo, proclamou a libertação dos portugueses, aclamou o novo rei.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum