História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

O combate entre Vero e Prisco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O combate entre Vero e Prisco

Mensagem por Fundador em 9th Julho 2010, 18:37

Vero e Prisco foram dois gladiadores da Roma Antiga que combateram nos Jogos Inaugurais do Coliseu, no Verão do ano 80 d.C.

O combate foi registado por o poeta Marcial:

"Enquanto Priscus e Vero alargavam o confronto, e por longo tempo a luta foi igual em ambos os lados, altos e repetidos gritos reclamavam a liberdade para os homens; mas César seguiu a sua própria lei; era a lei de lutar com o escudo até que um dedo se alçasse: fez o que lhe era permitido, muitas vezes deu comida e presente. Mas chegou-se ao fim com a mesma igualdade: iguais a lutar, iguais a ceder. César enviou espadas de madeira e palmas a ambos: portanto, a coragem e a habilidade receberam o seu prémio. Tal não teve lugar perante nenhum príncipe excepto tu, César: quando dois lutaram, ambos foram vitoriosos."

No vídeo abaixo, produzido pela BBC, é apresentada uma simulação desse combate.


Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O combate entre Vero e Prisco

Mensagem por Fundador em 13th Agosto 2011, 17:02

Prisco e Vero eram escravos que tinham ascendido na carreira de gladiador. Prisco nasceu escravo na Gália, enquanto Vero nasceu livre, e ficou conhecido principalmente pelo combate com Prisco.

O combate entre Prisco e Vero aconteceu no primeiro dia dos jogos que celebraram a inauguração do Coliseu. Estes jogos ofereciam ao público combates de gladiadores, espetáculos com animais e simulações de batalhas navais. A sua função essencial era contentar o povo e aumentar a popularidade do imperador. Desde os tempos de Júlio César que os combates de gladiadores permitiam controlar o povo de Roma: satisfaziam a sua sede de ação e canalizavam qualquer frustração que pudessem ter contra o poder.

O relato de Marcial sobre o combate entre Prisco e Vero mostra um resultado inesperado e extremamente raro. Normalmente, os combates entre gladiadores só terminavam quando um combatente elevava um dedo em sinal de derrota. No entanto, existia outro modo de terminar um combate: denominava-se missio a ação segundo a qual um lutador podia ser retirado de combate. Isso não quer dizer que deixasse de ser gladiador, mas que deixava o combate e voltava aos treinos.

A missio ocorria de duas maneiras: a primeira era que um dos participantes se rendia, mas seria indultado. A segunda possibilidade era um empate. O empate podia ser solicitado pelo público ou pelos próprios lutadores, que faziam um gesto mediante o qual cada um entregava a sua espada ao outro oponente. No entanto, os empates eram vistos com desdém.

O combate entre Prisco e Vero teve um final realmente invulgar porque os dois combatentes foram declarados vencedores. Acabou por marcar um início triunfante aos jogos inaugurais e deu uma imagem muito positiva de Tito. Mostra, segundo Marcial, a justiça de Tito ao manter a regra da rendição até ao final, e também valoriza justamente a capacidade dos gladiadores.

Wikipédia

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum