História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

D. Leonor Teles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D. Leonor Teles

Mensagem por Fundador em 15th Maio 2011, 22:35

Rainha de Portugal (1350-1386), de 1372 a 1383.

Esposa de D. Fernando, o último monarca português da I Dinastia, era filha de Martin Afonso Telo de Menesses e de D. Aldonça de Vasconcelos. Era sobrinha de D. João Afonso Telo, conde de Barcelos, e descendia, por seu pai, de Fruella II, de Leão e Galiza e, por sua mãe, de Teresa Sanches (filha bastarda de D. Sancho I).

Foi casada, em primeiras núpcias, com o fidalgo João Lourenço da Cunha (de quem teve um filho), senhor de Pombeiro, e visitava com frequência a corte de D. Fernando, onde residia a sua irmã. Foi numa destas visitas que D. Fernando dela se enamorou, ao ponto de conseguir anular-lhe o matrimónio e casar com ela, de forma discreta, no Mosteiro de Leça do Bailio em 1372. O povo não gostou da sua união com o rei e sempre mostrou grande inimizade para com a rainha, surgindo manifestações de descontentamento em Lisboa, Abrantes, Alenquer, Tomar, Santarém e outras localidades, das quais resultaram mortes, algumas fruto da sua vingança.

Em Fevereiro do ano seguinte nascia D. Beatriz. Receosa do crescente poder do infante D. João (filho de D. Pedro I e de D. Inês de Castro), casado com sua irmã Maria de Teles, planeou a morte desta última, criando tais intrigas, que conseguiu que o cunhado apunhalasse a mulher, a troco da promessa da mão da filha de D. Leonor. No final não cumpriu a palavra e obrigou o infante assassino a exilar-se em Castela.

Após a morte de D. Fernando, em 1383, passou a deter a regência do reino e a viver maritalmente com o seu amante, o conde de Andeiro, o que fez aumentar o ódio da população. A defesa da pretensão de sua filha, D. Beatriz (casada com o monarca de Castela D. João I), ao trono português ditou a revolta popular que levou à morte do conde de Andeiro e à fuga de Leonor Teles para o país vizinho. Ainda pediu ao genro que invadisse Portugal, mas a sua ligação a D. João de Castela terminou quando este descobriu novas conspirações e a exilou, definitivamente, no Mosteiro de Tordesilhas, nas proximidades de Valladolid.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum