História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Cesário Verde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cesário Verde

Mensagem por Fundador em 15th Maio 2011, 22:21

Poeta (1855-1886).

Desde jovem, mostrou apetência pela escrita e, para dar seguimento ao seu sonho, inscreveu-se no Curso Superior de Letras. Porém, teve de desistir para trabalhar com o pai, proprietário de uma loja de ferragens em Lisboa. Começou nessa altura a publicar os primeiros poemas no Diário de Notícias, a que se seguiriam outros periódicos.

O ano de 1875 foi marcante na trajetória do autor, pois a partir daí conseguiu escrever alguns dos poemas mais destacados, como O Sentimento dum Ocidental, isto, apesar de ter sido mal recebido pela crítica da sua época e, inclusive, pelos escritores da Geração de 70. Morreu prematuramente, vítima de tuberculose, doença que lhe foi diagnosticada em 1877 (um mal que também afetou os irmãos do autor).

Poeta do quotidiano, citadino e rural, na sua obra denota-se a dicotomia de cariz biográfica associada ao homem prático e ao homem das letras. Deve-se-lhe a renovação impressionista da linguagem poética, depois prosseguida pelo movimento modernista. A sua obra poética foi postumamente reunida pelo seu amigo Silva Pinto em O Livro de Cesário Verde (1887). A sua obra influenciou poetas posteriores, chegando a ser apontado como o percursor de Fernando Pessoa.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum