História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Padre António Vieira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Padre António Vieira Empty Padre António Vieira

Mensagem por Fundador 15th maio 2011, 22:12

Padre António Vieira P_Antonio_vieira
Orador e escritor jesuíta (1608-1697).

Primogénito de Cristóvão Vieira Ravasco e de Maria de Azevedo, embarcou para o Brasil quando contava seis anos, depois de o seu pai ser nomeado para o cargo de escrivão na Relação da Baía. Matricularam-no no Colégio dos Jesuítas. Aos 15 anos, descobriu a vocação religiosa e deu entrada na Companhia de Jesus. Ordenado sacerdote em 1635, não tardou a dar mostras de uma percepção excepcional para os problemas sociais e de uma grande facilidade para a retórica e para a escrita.

Entre os seus textos imortais destacam-se, por exemplo, o Sermão da Sexagésima e o Sermão de Santo António aos Peixes, onde uma das passagens mais célebres deste último fica aqui registada: "Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção". Estas duas obras constituem apenas dois exemplos que sustentam a forma como Fernando Pessoa o recordou: "imperador da língua portuguesa".

Porém, a vida do pregador foi muito para além dos púlpitos. Ficou marcada, por exemplo, por uma intensa atividade diplomática. Apoiou de forma incondicional o movimento da Restauração. Durante a sua primeira estada em Portugal (1641-1652), após ter sido nomeado pregador da corte, foi incumbido de missões políticas em França, Holanda e Itália. Falecido D. João IV, o orador não tardou a cair em desgraça. Preso e perseguido pela Inquisição, apenas veio a libertar-se do Santo Ofício pela sua própria acção, em Roma (1669-1675), obtendo um salvo-conduto do próprio papa.

Regressou a Lisboa, onde, quatro anos mais tarde, foi publicado o primeiro volume dos Sermões. Mas, o chamamento do Brasil era irresistível. Em 1681, reatou a atividade sacerdotal em Terras de Vera Cruz. Trabalhou arduamente e utilizou a eloquência para defender a libertação dos índios, o que lhe valeu violentas reacções por parte dos colonos. Durante três anos, exerceu funções de visitador do Brasil. Passou os últimos dias no "seu" Brasil, na Quinta do Tanque (Baía).

Entre os diversos escritos que deixou, destaque ainda para Livro Anteprimeiro da História do Futuro (1718) e Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício (1957).

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Padre António Vieira Empty Re: Padre António Vieira

Mensagem por Orban89 18th janeiro 2024, 19:06

PADRE ANTÓNIO VIEIRA | Um homem à frente do seu tempo


Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1285

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos