História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

D. Carlota Joaquina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

D. Carlota Joaquina Empty D. Carlota Joaquina

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 15:18

D. Carlota Joaquina D.+Carlota+Joaquina
Rainha de Portugal (1755-1830).

Filha de Carlos V de Espanha e de Maria Luísa de Parma, casou-se aos 10 anos com o futuro D. João VI, filho de D. Maria I. Em 1788, por morte de D. José, filho primogénito da rainha, D. Carlota Joaquina tornou-se a princesa herdeira.

Possuidora de um feitio conflituoso, exuberante e voluntariosa, o próprio marido era vítima das suas agressões, sobretudo a partir de 1792, quando, por enlouquecimento de D. Maria I, D. João se tornou príncipe-regente. A partir de 1806, tornaram-se públicas as suas desavenças com o marido, a quem considerava fraco e tolerante. Chegou mesmo a participar numa conjura para o afastar do governo, o que levou a que lhe fosse fixada residência em Queluz. Nunca mais viveriam juntos.

Em 1808, na sequência da primeira invasão francesa, foi obrigada a exilar-se no Rio de Janeiro. Nessa altura, tendo Napoleão obrigado o seu pai e o seu irmão mais velho a abdicarem ao trono de Espanha, ambicionou poder vir a obter a coroa desse país e manter sob o seu poder as colónias espanholas da América do Sul. Para alcançar esse objetivo, contatou intensamente as autoridades locais daquelas possessões ultramarinas, mas os seus propósitos não chegariam a concretizar-se.

Já em Lisboa, recusou-se terminantemente a jurar a Constituição de 1822, dedicando-se então a preparar a contra-revolução, que seria executada pelo seu filho D. Miguel. Fixada na Quinta do Ramalhão, em Sintra, aí preparou a malograda sublevação de 27 de Maio de 1823, que ficou conhecida como Vila-Francada. No ano seguinte, levaria a cabo um novo golpe, a Abrilada. Tendo este falhado também, viu-se obrigada a regressar a Queluz, onde continuou a conspirar até à morte do monarca.

Os seus objetivos triunfariam com o regresso de D. Miguel a Portugal em 1828. Auxiliado pela mãe, o infante executou um novo golpe de Estado que o elevou a rei absoluto. Até ao fim da vida, continuou a apoiar o filho, não chegando contudo a presenciar a futura derrota deste.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

D. Carlota Joaquina Empty Re: D. Carlota Joaquina

Mensagem por Orban89 9th julho 2021, 16:00

Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1288

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos