História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Aníbal Cavaco Silva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Aníbal Cavaco Silva Empty Aníbal Cavaco Silva

Mensagem por Fundador 4th maio 2011, 23:31

Aníbal Cavaco Silva CAVACO+SILVA+2
Aníbal Cavaco Silva
Aníbal António Cavaco Silva, nascido a 15 de Julho de 1939, é economista, professor e político, sendo atualmente o presidente da República.

Licenciou-se no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, e doutorou-se na Universidade de York (Reino Unido) em 1973. Um ano mais tarde, aderiu ao Partido Popular Democrático (PPD), posteriormente Partido Social Democrata (PSD).

Estreou-se na política pela mão de Francisco Sá Carneiro, que o nomeou ministro das Finanças do IV Governo Constitucional. Demitiu-se em 1981, não assumindo cargos governamentais durante o mandato de Francisco Pinto Balsemão, primeiro-ministro na sequência da morte de Sá Carneiro.

No congresso do PSD da Figueira da Foz, realizado em 1985, alcançou uma vitória surpreendente, assumindo, então, a liderança do partido. Exigiu, de imediato, novas eleições legislativas, na sequência das quais, a 6 de Novembro de 1985, foi nomeado primeiro-ministro de um governo minoritário. O seu X Governo Constitucional teve o mesmo destino de anteriores (caiu) e o país foi de novo a votos.

De regresso à corrida legislativa, em 1987, conseguiu o que nenhum outro político tinha alcançado até então: uma vitória que permitiu a um só partido governar com maioria absoluta. Quatro anos mais tarde voltou a alcançar um sucesso semelhante. Os seus 10 anos de governação traduziram-se na fase mais estável e de maior aproximação de Portugal aos parceiros europeus desde o 25 de Abril.

Abandonou a presidência do PSD em Fevereiro de 1995, para concorrer às eleições presidenciais de Janeiro de 1996, das quais saiu vencedor o socialista Jorge Sampaio. Dedicou-se então à sua carreira no ensino universitário, voltando, em 2006, a concorrer às eleições presidenciais, sendo que desta vez venceu, e logo à primeira volta.

Volta a concorrer às presidenciais em 2011, conseguindo vencer novamente à primeira volta.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos