História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Voltaire

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Voltaire

Mensagem por Fundador em 2nd Maio 2011, 17:24

Escritor francês (1694-1778).

Foi um dos mais importantes representantes do iluminismo francês. No seu trabalho explorou a tragédia, a epopeia, o romance, o ensaio e a narrativa alegórica. Deixou uma vasta obra, ainda que polémica, com incidência na crítica moral, sátira social e num ataque constante aos costumes, leis e instituições.

No ano de 1756 compôs o Poème sur le Désastre de Lisbonne, sobre o terramoto que abalou a cidade em 1755. Do seu trabalho destaca-se, entre outras, Oedipe (1718), Micromégas (1747), Essai Sur Les Moeurs (1756) e Candide (1759).

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Voltaire

Mensagem por Saibot em 24th Junho 2011, 04:25

O mestre da prosa francesa no século XVIII é Voltaire, pseudónimo de François Marie Arouet (1694-1778). Homem de grande inteligência e espírito crítico, cultivou todos os géneros - obras dramáticas, tratados históricos, um poema épico -, mas destacam-se sobretudo os seus contos filosóficos. Como ilustrador, a Voltaire interessava-lhe principalmente a crítica das instituições e ideias herdadas do passado. Os seus contos são narrações disparatadas e irónicas onde as personagens nos fazem refletir sobre princípios elevados: a felicidade, a justiça, a religião, o governo, etc. Os mais relevantes são Cândido, O Ingénuo e Zadig.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum