História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Congresso Nacional Indiano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Congresso Nacional Indiano

Mensagem por Fundador em 2nd Maio 2011, 16:53

Foi durante a época da rainha Vitória (1837-1901) que a Inglaterra conseguiu a sua maior expansão colonialista. No território indiano, a presença britânica implantou um sistema de ensino inglês, bem como uma significativa rede ferroviária e a modernização dos portos.

Porém, a partir dos últimos anos do século XIX, o nacionalismo indiano, surgido entre sectores das classes abastadas indianas, começou a ameaçar a posição britânica, começando a ser criadas uma série de associações dedicadas à luta contra o domínio inglês.

De todas, a mais influente foi o Congresso Nacional Indiano, fundado em 1885, com a intenção de empregar mais indianos no serviço civil e na legislatura. Esta organização, que contava com o apoio de destacados hindus e muçulmanos, acelerou a tendência para a unificação nacional e abriu caminho para uma perspectiva revolucionária que conduziria à independência.

Apesar do apoio que os muçulmanos prestaram ao congresso, no final do século XIX também ficou patente o receio que tinham da proliferação dos hinduístas nas novas instituições por eles criadas, como foram exemplo as instituições universitárias, já que significavam um cada vez mais crescente poder dos hinduístas na Índia.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum