História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Alexandre III da Rússia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alexandre III da Rússia

Mensagem por Fundador em 2nd Maio 2011, 16:52

Alexandre III (1845-1894) assumiu o trono imperial da Rússia em 1881. Exerceu uma política fundada na autocracia e na superioridade da ortodoxia e da nação russa, tendo oprimido os judeus.

Na política externa, o czar Alexandre III rompeu a Tríplice Aliança com a Alemanha e a Áustria e favoreceu uma reaproximação com a França, em 1892 (aliança franco-russa). O acto diplomático que estabeleceu com os franceses permitiu-lhe obter vastos créditos, destinados à industrialização do país. O império conheceu, assim, um rápido desenvolvimento económico.

Durante a sua administração, a Rússia exerceu grande poder sobre a Finlândia, a Polónia e as restantes províncias bálticas. Iniciou as obras de caminho-de-ferro transiberiano, em 1891, que só viriam a ser concluídas em 1905, já após a sua morte.

O nome de Alexandre III ficou, também, associado aos famosos ovos de Páscoa Fabergé. Sendo a Páscoa uma importante festa da Igreja Ortodoxa Russa, o czar mandava fazer ovos de ouro ao ourives russo Peter Carl Fabergé, para presentear sua esposa czarina Maria.

No reinado de Alexandre III as relações diplomáticas entre a Rússia e a Santa Sé foram restabelecidas.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum