História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Victor Emanuel II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Victor Emanuel II

Mensagem por Fundador em 29th Abril 2011, 00:27

Victor Emanuel II (1820-1878) ascendeu ao trono da Sardenha em 1849, por renúncia de seu pai, Carlos Alberto, após a derrota que este sofreu frente aos austríacos na Batalha de Novara.

O braço direito no governo de Victor Emanuel II foi o conde Cavour, que o auxiliou na implementação do seu programa político, do qual constava o desenvolvimento do governo parlamentar, a reorganização do exército, a estabilização das finanças do país, a dinamização do comércio e da indústria e a secularização dos bens eclesiásticos.

Com a ajuda dos franceses, Victor Emanuel II conseguiu expulsar os austríacos, que invadiram o Piemonte em 1859, partindo, depois, para a unificação da Itália. A luta continuou com a integração da Lombardia e com o reconhecimento dos estados da Itália central.

Em 1861, foi proclamado rei da Itália, após o patriota Garibaldi ter conquistado a Sicília e Nápoles, em 1860. Nesse mesmo ano cedeu Nice e Sabóia à França, como forma de recompensar a ajuda que recebera dos gauleses.

As conquistas continuaram e, em 1866, Victor Emanuel II integrou Veneza nos seus domínios. Com a tomada de Roma, em 1871, que se tornou a capital do reino, Victor Emanuel II obteve a oposição do papa Pio IX, que nunca aceitou a incorporação dos Estados Pontifícios e de Roma no Reino de Itália.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum