História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Leopoldo I de Habsburgo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leopoldo I de Habsburgo

Mensagem por Fundador em 29th Abril 2011, 00:02

Filho de Fernando III e da infanta Maria Ana de Áustria, Leopoldo I, nascido em Viena, em 1640, foi imperador germânico (1658-1705), arquiduque da Áustria, rei da Hungria (1655-1705) e rei da Boémia (1656-1705).

Participou na Guerra da Holanda e lutou com sucesso nas duas guerras contra os turcos otomanos: na primeira venceu-os em São Gotardo de Roab (1664) e na segunda ajudou a obrigá-los a levantar o cerco a Viena e a retirarem-se da Hungria, acabando, assim, por se restabelecer, em 1699, a paz de Karlowitz.

Leopoldo I levou a cabo uma ativa política imperialista e estendeu o seu reino até ao Oriente. Adoptou medidas para o desenvolvimento de várias reformas administrativas e mostrou um especial interesse pela cultura, nomeadamente pelo teatro, pela música e pela arquitetura, fazendo de Viena um importante centro cultural.

Homem prudente e de grande visão estratégica, estabeleceu alianças com Inglaterra e com os Países Baixos, de forma a combater a expansão francesa. Quando resolveu impor o filho Carlos de Habsburgo à subida do trono espanhol, lugar este destinado ao futuro Filipe V, envolveu o Império na Guerra da Sucessão de Espanha (1701-1714).

Depois de uma vida marcada por guerras, mas sempre amante da paz, Leopoldo I faleceu em 1705.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum