História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Os Médicis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Os Médicis Empty Os Médicis

Mensagem por Fundador 28th abril 2011, 23:54

Os Médicis, descendentes de comerciantes e banqueiros, foram uma das mais influentes famílias italianas durante a Renascença e governaram a cidade-república de Florença de 1434 a 1737. Tornando-se posteriormente políticos, clérigos e nobres, os Médicis atingiram o seu apogeu entre os séculos XV e XVII com um conjunto de figuras perpetuadas na História.

O poder desta família iniciou-se com João de Bicci (1360-1429). Dele descenderam Cosme, o Velho, que fez de Florença a capital do Humanismo, e Lourenço, o Magnífico, que levou ao máximo esplendor o Renascimento italiano. Entre as mulheres, as mais conhecidas foram Catarina de Médicis e a duquesa Ana Maria Luísa, que legou os tesouros artísticos da família ao Estado toscano, evitando que o património se desmembrasse entre os herdeiros.

Para além da política e governação, os Médicis notabilizaram-se, ao longo dos tempos, na arte e arquitetura. Através da política de mecenato deram um grande impulso à cultura renascentista e contribuíram para os anos de esplendor de Elorença.

Mesmo após uma época em que o regime dos Médicis caiu temporariamente, a família regressou a Florença, com o apoio dos espanhóis. Iniciou-se a expansão de uma política cultural dispendiosa e faustosa, destinada a recordar a época de ouro.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Os Médicis Empty Re: Os Médicis

Mensagem por Saibot 14th outubro 2011, 18:11

Os Medici eram uma família de ricos proprietários de terras que se mudaram para a cidade de Florença. Ali, dedicaram-se ao comércio e rapidamente também à atividade bancária. Graças à sua enorme riqueza, começaram a exercer uma considerável influência na vida política da cidade que, mais tarde, dominam a partir da época de Cosme, o Velho, avô de Lourenço, a quem se devem muitos dos edifícios mais destacados de Florença: a Igreja de San Lorenzo, o Convento de San Marco e o próprio Palácio dos Medici. Os Medici dominaram a cidade durante muitos séculos, tendo o último membro da dinastia, Gian Gastne, morrido sem deixar herdeiros no século XVIII.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Os Médicis Empty Enquanto foram banqueiros

Mensagem por Sérgio Sodré 27th abril 2019, 21:23

Os Médicis 17312288._UY630_SR1200,630_

Foi o último livro de História que li e ainda o tenho comigo, ainda não o devolvi à biblioteca municipal de Oeiras. Excelente, mas só vai até ao encerramento definitivo da banco da família em 1494, dois anos após a morte de Lourenço o Magnífico. A fase dos Médici como duques de Florença e depois grão-duques da Toscana terá de ser lida noutra obra, mas a fase como banqueiros está aqui explicada brilhantemente.
Sérgio Sodré
Sérgio Sodré
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Os Médicis Empty Re: Os Médicis

Mensagem por Orban89 25th agosto 2021, 16:34

Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1274

Ir para o topo Ir para baixo

Os Médicis Empty Re: Os Médicis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos