História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Otão IV

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Otão IV

Mensagem por Fundador em 28th Abril 2011, 23:30

Otão IV de Brunswick, filho de Henrique, o Leão, duque da Baviera, nasceu por volta de 1182 e com apenas 16 anos foi eleito monarca de Roma (1198). Era sobrinho de Ricardo, Coração de Leão, de Inglaterra.

Em 1209, coroado pelo Sumo Pontífice Inocêncio III, Otão IV tornou-se imperador germânico. No entanto, mais tarde, envolveu-se em controvérsia com o papa, devido ao seu desejo de recuperar a autoridade imperial sobre a Itália e a Sicília.

A invasão que levou a cabo na Sicília fez com que fosse excomungado pelo papa, que passou a apoiar, então, a candidatura de Frederico II de Hohenstaufen ao trono imperial. Foi derrotado perto da aldeia de Bouvines, na Flandres, em Julho de 1214, por Filipe Augusto de França.

O exército de Otão IV, com um pequeno contingente inglês, era constituído por cerca de 30 mil soldados, o mesmo acontecendo com as forças francesas. A batalha foi uma das mais decisivas da Europa medieval, enfraquecendo de tal modo Otão IV que acabou por assegurar a sucessão de Frederico II como imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Filipe Augusto confirmou, assim, todo o domínio sobre o norte da França e Flandres. Otão apenas conservou, efetivamente, Brunswick.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum