História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Avinhão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Avinhão

Mensagem por Fundador em 28th Abril 2011, 23:29

Avinhão (ou Avignon, em francês) é uma cidade do sul de França que serviu de residência aos papas entre 1309 e 1378. Sucessivamente gaulesa e romana, a cidade beneficiou, desde o princípio da Idade Média, de uma independência quase total antes de se tornar sede do papado.

O designado (pelos romanos) "Cativeiro de Avinhão" começou com o papa Clemente V, natural de França. Submisso ao rei Filipe, o Belo, e argumentando com o período de instabilidade que se vivia em Roma, o papa decidiu fixar a sede da Santa Sé em França. O amor pelo seu país de origem e o receio de voltar a Roma forçaram-no a permanecer em Avinhão.

Foram sete os papas que residiram em Avinhão, durante o período em que a cidade foi sede da Igreja Católica: Clemente V, João XXII, Bento XII, Clemente VI, Inocêncio VI, Urbano V e Gregório XI. A cidade acabaria, aliás, por ser adquirida, em 1348, por Clemente VI, à rainha da Sicília e condessa da Provença, Joana I.

O fim do período em que Avinhão foi capital da Cristandade, 1378, marcou o início do Grande Cisma do Ocidente, período que se arrastou até 1417 e durante o qual a Igreja teve dois ou mais papas simultaneamente, em Avinhão e em Roma.

A cidade pertenceu à Igreja até 1791, data em que foi integrada em França.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum