História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Faraó Tutankhamon

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Faraó Tutankhamon Empty Faraó Tutankhamon

Mensagem por Fundador 28th abril 2011, 23:19

Tutankhamon é o faraó mais popular nos dias de hoje, mas nada fez de especial durante o seu reinado. Foi a descoberta do seu túmulo que o tornou famoso.

Governou o Egito há cerca de 3300 anos. Era filho do faraó Akhenaton e de Kiya, uma rainha secundária. Começou a reinar aos 12 anos de idade e morreu quando tinha apenas 19, provavelmente de doença.

Os resultados de uma TAC a que foi sujeita a sua múmia, mostrou que Tutankhamon era magro, fraco, com o queixo quadrado e que tinha os dentes da frente muito salientes.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Faraó Tutankhamon Empty Re: Faraó Tutankhamon

Mensagem por Fundador 2nd maio 2011, 17:05

O Rosto de Tutankhamon

Faraó Tutankhamon Tutface
Qual terá sido a verdadeira aparência do faraó Tutankhamon?

A tecnologia da tomografia computadorizada em 3D foi empregada para tentar responder a essa pergunta. A técnica permitiu reconstituir a face e caracteríticas do crânio do faraó a partir da sua múmia. Em 2005, a cabeça do faraó foi escaneada em camadas com 0,62 milímetros de espessura para registrar suas complicadas estruturas. Então, um renomado antropólogo forense francês, Jean-Noël Vignal, utilizou centenas dessas imagens em 3D para fazer um "mapa do crânio". Ele determinou as medidas básicas e as características da face de Tutankhamon, inclusive a posição da boca, o formato do queixo, a escala de tamanho do nariz e a espessura da pele. Com emprego desse "mapa" foi feita em silicone uma reconstituição da face do faraó. A antropóloga e escultora que o criou, Elisabeth Daynès, ocupa uma das lideranças mundiais em seu ramo de trabalho. Ela se baseou nas informações referentes à profundidade do tecido para espalhar argila sobre modelos de plástico do crânio. Depois acrescentou camadas de silicone semelhante à pele, estimou a densidade das sobrancelhas e as formas e tamanhos aproximados do nariz, lábios e orelhas. Os últimos retoques foram a colocação de olhos de vidro e o implante dos cabelos. Com relação ao tom da pele, que na realidade pode ter variado do muito escuro ao muito claro, foi usado o tom comum médio dos egípcios da atualidade. Acrescentou-se a maquiagem dos olhos conhecida como kohl, pois deve ter sido usada pelo rei. O resultado pode ser visto na foto acima.

Mais informações em http://www.fascinioegito.sh06.com/rostotut.htm

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Faraó Tutankhamon Empty Re: Faraó Tutankhamon

Mensagem por Fundador 24th junho 2011, 23:56

O Túmulo de Tutankhamon

Faraó Tutankhamon Tumba-de-Tutankhamon
O reinado de Tutankhamon não foi dos mais brilhantes do Antigo Egipto. Coroado faraó aos nove anos, morreu jovem, com 18 anos. Foi enterrado no Vale dos Reis, num sarcófago não muito faustoso para um faraó. Mas a importância deste túmulo reside no facto de se ter mantido intacto até à sua descoberta em 1922. O egiptólogo Howard Carter, com a colaboração do seu protetor, lorde Carnavon, descobriu o túmulo perto de Luxor. Até então, todos os sarcófagos faraónicos tinham sido encontrado vazios e saqueados. Assim, graças a este achado, pudemos conhecer os ritos funerários dos faraós egípcios. A misteriosa morte de alguns membros da expedição alimentou uma lenda sobre a maldição dos faraós.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Faraó Tutankhamon Empty Re: Faraó Tutankhamon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos