História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Imperador Otão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Imperador Otão

Mensagem por Fundador em 27th Abril 2011, 01:48


Busto de Otão
Marco Sálvio Otão foi imperador romano por apenas três meses. Reinou durante o Ano dos Quatro Imperadores (69), de 15 de Janeiro a 16 de Abril. Sucedeu a Galba, a quem, juntamente com a Guarda Pretoriana, assassinou no Fórum Romano.

Otão era casado com Popeia Sabina, mas quando Nero, então imperador, a conheceu durante uma ceia, obrigou Otão a divorciar-se dela. Nero casou-se com Popeia Sabina e exilou Otão, que foi tornado governador da província da Lusitânia - território que corresponde atualmente ao Centro e Sul de Portugal e à Extremadura. Otão foi governador da Lusitânia por dez anos, de 58 a 68.

Já como imperador, anunciou um governo tranquilo e moderado. Prometia ser um bom governante do Império Romano, mas teve que enfrentar Vitélio, general e governador da Germânia Inferior, que queria o trono imperial para si.

Depois de um mês de guerra civil entre Otão e Vitélio, em que nenhum deles parecia estar em vantagem, a 15 de Abril o imperador anunciou que "mais valia morrer um por todos, do que todos por um" e na manhã do dia seguinte suicidou-se.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imperador Otão

Mensagem por Fundador em 2nd Maio 2011, 17:19

O suicídio de Otão

No dia 15 de Janeiro de 69, o imperador romano Galba foi assassinado no Fórum Romano pelos pretorianos. Nesse mesmo dia, o Senado proclamou Otão, governador da Lusitânia, imperador. No intuito de caírem nas boas graças de Otão, cerca de 120 pessoas assumiram a autoria da morte de Galba.

Otão iniciou então um reinado promissor, mas o governador da Germânia Inferior, Vitélio, queria o trono imperial para si, tendo começado a marchar com as suas legiões em direcção a Roma.

A guerra civil entre Otão e Vitélio durou mais de um mês, terminando apenas na manhã do dia 16 de Abril, quando o imperador Otão decidiu suicidar-se. Esta sua acção deveu-se ao facto de se ter fartado de ver soldados romanos a morrer, pois o conflito estava equilibrado e sem fim à vista; no dia anterior ao suicídio tinha anunciado às suas tropas que "mais valia morrer um por todos, do que todos por um". Foi uma decisão nobre, sensata e corajosa.

Vitélio tornou-se assim o novo governante de Roma, e a sua primeira ordem imperial foi mandar executar as cerca de 120 pessoas que assumiram a autoria da morte de Galba.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum