História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Santa Sílvia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Santa Sílvia

Mensagem por Fundador em 27th Abril 2011, 01:34

Pouco se sabe da vida de Santa Sílvia, a mãe de São Gregório Magno. O lugar de nascimento da santa é associado por vezes à Sicília, mas também a Roma. Quanto às datas não existem igualmente certezas, apenas se sabendo que faleceu por volta de 592 ou de 594.

Provavelmente oriunda de uma família abastada, era casada com um distinto cidadão romano, Giordano, do qual pouco mais se sabe para além de ser referido que era neto do papa Félix III. Sílvia foi notada pela sua grande piedade e deu aos filhos uma excelente educação. Após a morte do marido, dedicou-se exclusivamente à religião, retirando-se para uma vida solitária.

São Gregório mandou executar um retrato dos pais em mosaico, no Mosteiro de Santo André. No rosto da mãe, retratada sentada, as rugas, testemunhas da idade, não conseguem esconder a sua beleza. Os olhos são grandes e azuis e a expressão graciosa e viva.

O culto a Santa Sílvia é já muito antigo. No século IX foi erguido um oratório sobre a sua antiga casa e, mais tarde, durante o pontificado de Clemente VIII (1592-1605), passou a ser venerada a 3 de Novembro.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum