História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Imperador Tito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Imperador Tito

Mensagem por Fundador em 26th Abril 2011, 23:09


Busto de Tito
Tito Flávio foi imperador romano de 24 de Junho de 79 a 13 de Setembro de 81. É considerado como um dos imperadores romanos mais populares de sempre. Era amado por o povo romano e considerado um Deus. A grande popularidade de Tito fez com que o senado o deificasse.

Sobre ele Suetônio escreveu:

"Tito, chamado do mesmo jeito que o seu pai, foi querido por todo o povo romano, coisa muito difícil. Era tão superior que era um prazer para a raça humana, foram estas características o que lhe fizeram ganhar o afeto da população."

Por sua vez, Dião Cássio escreveu o seguinte sobre Tito:

"O fato de as fontes falarem muito bem de ele é devido a que esteve pouco tempo no trono, e apenas teve oportunidade de fazer o mal. Desde a data em que o nomearam imperador transcorreram somente dois anos, dois meses e vinte e nove dias -além dos vinte e nove anos, cinco meses e vinte e cinco dias que vivera até então. Certamente, por isso é acreditado que igualou o longo reinado de Augusto, pois Augusto nunca teria sido amado caso viver menos, nem Tito caso viver mais. Augusto, embora se mostrasse irascível pelas guerras e outros contratempos, foi muito capaz, com o tempo, de conseguir uma brilhante reputação pelos seus generosos atos; Tito, pelo contrário, governou com temperança e faleceu no apogeu da sua glória. De ter vivido muito mais, ficaria demonstrado que deve mais a sua fama atual à fortuna do que aos seus próprios méritos."

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imperador Tito

Mensagem por Fundador em 26th Abril 2011, 23:20

Poema de Marcial dedicado a Tito

O poeta romano Marcial (?-102) escreveu por volta do ano 80, durante os 100 dias de jogos da inauguração do Coliseu de Roma, o seguinte poema onde descreve uma luta de gladiadores e exalta o imperador Tito:

"Enquanto Prisco e Vero alargavam o confronto, e por longo tempo a luta foi igual em ambos os lados, altos e repetidos gritos reclamavam a liberdade para os homens; mas César seguiu a sua própria lei; era a lei de lutar com o escudo até que um dedo se alçasse: Fez o que lhe era permitido, muitas vezes deu comida e presente. Mas chegou-se ao fim com a mesma igualdade: Iguais a lutar, iguais a ceder. César enviou espadas de madeira e palmas a ambos: Portanto, a coragem e a habilidade receberam o seu prémio. Tal não teve lugar perante nenhum príncipe excepto tu, César: Quando dois lutaram, ambos foram vitoriosos."

Este poema deu a Vero e Prisco a eternidade e deu ao imperador Tito a glória!

No vídeo abaixo podem ver uma representação deste combate criada pela BBC:


Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imperador Tito

Mensagem por Saibot em 27th Maio 2011, 21:10

É engraçado que toda a gente conhece o Coliseu, mas poucos sabem que foi Tito o responsável pela inauguração do mesmo. Ele deve ter sido mesmo muito amado pelos romanos. O primeiro dia dos jogos deve ter sido espetacular! Gostei da dedicatória de Marcial...

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imperador Tito

Mensagem por Fundador em 7th Julho 2011, 16:39

Foi Tito quem esmagou a Grande Revolta Judaica (66-70).
Como tudo aconteceu no filme abaixo da BBC.








Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imperador Tito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum