História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Adriano VI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa Adriano VI

Mensagem por Fundador em 23rd Abril 2011, 23:58

Papa de 1522 a 1523.

Nascido em Utreque a 2 de Março de 1459, Adriano Florenza Dedal veio a ascender à cadeira de Pedro com o nome de Adriano VI.

Ficou órfão de pai ainda em tenra idade, pelo que a mãe teve de fazer muitos esforços para que Adriano prosseguisse com os estudos. Foi aluno na Universidade de Lovaina, onde exerceu funções de professor de Teologia e veio a ser reitor. O humanista Erasmo foi um dos seus pupilos mais famosos. As qualidades como teólogo e professor levaram a que, em 1507, fosse nomeado tutor de Carlos V. Teve um papel muito preponderante na política espanhola, especialmente depois de ter sido enviado para Espanha em missão diplomática, em 1515. Chegou a ser regente de Espanha, quando Carlos V rumou para a Holanda (1520).

Dois anos depois, foi eleito papa, num conclave que foi quase unânime na escolha. Enquanto administrador da Igreja, tentou ser reformista, embora se tenha deparado com dificuldades criadas pelos cardeais. Não aceitou o protestantismo de Lutero e empenhou-se na luta contra os turcos, missão em que falhou.

Deixou obras como Quaestiones in quartum sententiarum praesertim circa sacramenta e Quaestiones quodlibeticae XII. Faleceu a 14 de Setembro de 1523.

Foi o último papa não italiano até à eleição de João Paulo II, em 1978.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum