História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Inocêncio VIII

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa Inocêncio VIII

Mensagem por Fundador em 23rd Abril 2011, 23:54

Papa de 1484 a 1492.

Nascido em Génova, em 1432, Giovanni Battista Cibo, que veio a ser o papa Inocêncio VIII, era filho de um senador romano.

Ainda em jovem, levou uma vida despreocupada e teve dois filhos ilegítimos, Franceschetto e Teodorina. Tornou-se bispo de Savona em 1467 e, em 1473, trocou Savona pela Sé de Olfetta em Nápoles. Foi feito cardeal em 1473 por Sisto IV, ascendendo ao trono de São Pedro a 12 de Setembro de 1484.

Aquando da sua eleição, o conclave, tal como Roma, encontrava-se dividido em facções. Os principais rivais eram Giuliano della Rovere, sobrinho do papa, e Rodrigo Bórgia, sobrinho de Calisto III. A sua eleição só seria decidida quando Della Rovere e Bórgia se uniram num candidato comum, um homem de boa natureza a quem os cardeais esperavam dominar, Giovanni Battista Cibo.

Como pontífice, concluiu a obra de pacificação entre os estados católicos, lutou convictamente contra o mercado de escravos e tentou, sem sucesso, empreender uma cruzada. O rei de Nápoles entrou em guerra com a Santa Sé, sendo excomungado, em 1485, e vencido, em 1492. Assistiu à queda do último reduto muçulmano na Península Ibérica, em Granada, e apoiou Cristovão Colombo no descobrimento da América.

Depois de Inocêncio VIII ter substituído Sisto IV, D. João II de Portugal decidiu enviar uma embaixada a Roma para confirmar a obediência do reino ao novo pontífice. Em 1486, através da bula Orthodoxae fidei, concedeu indulgências e remissão dos pecados aos que ajudassem militarmente as expedições portuguesas em África.

Embora tenha deixado um legado importante, este papa foi criticado por diversas vezes ao longo da história.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum