História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Urbano VI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa Urbano VI

Mensagem por Fundador em 23rd Abril 2011, 23:39

Papa de 1378 a 1389.

Natural de Itália, Urbano VI, de nome Bartolomeo Prignano, foi o último papa eleito não sendo cardeal. Napolitano e arcebispo de Bari, sucedeu a Gregório XI e fixou-se na capital italiana. A sua eleição, em 1378, decorreu sobre pressões e ameaças e alguns dos cardeais acabaram por se separar do colégio cardinalício. Assim sendo, os cardeais, alegando coacção no conclave, elegeram um antipapa, Clemente VII, que se instalou em Avinhão, provocando desta forma o Grande Cisma do Ocidente, que opôs ao papa de Roma o de Avinhão. Esta foi uma questão que influenciou em muito as relações entre os países. Em Portugal, D. Fernando I inicialmente esteve ao lado de Clemente VII, mas a aliança com Inglaterra veio a determinar que o seu apoio fosse transferido para Urbano VI.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papa Urbano VI

Mensagem por Fundador em 2nd Maio 2011, 17:12

De nome Bartolomeo Prignano (1318-1389), pontificou em Roma entre 1378 e 1389. Arcebispo de Bari, foi o último papa eleito, não sendo cardeal.

De caráter rude e severo, cedo entrou em conflito com os cardeais, que fizeram uma nova eleição, provocando o grande Cisma do Ocidente. Foi então eleito Clemente VII, antipapa de Avinhão. Após dura luta pela legitimidade, morreu, provavelmente envenenado.

Em Portugal, após alguma hesitação, D. Fernando I apoiou inicialmente o antipapa de Avinhão, mas por influência de Inglaterra passou a reconhecer o pontífice de Roma (1382). Esta situação durou pouco, pois após uma aliança com Castela, ainda em 1382, D. Fernando I voltou a reconhecer Clemente VII por papa.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum