História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Gregório X

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Papa Gregório X Empty Papa Gregório X

Mensagem por Fundador 23rd abril 2011, 21:59

Papa de 1271 a 1276.

Gregório X, de nome Teobaldo Visconti, não era cardeal nem sequer padre, mas acabou por ter dos mais gloriosos e fecundos pontificados do século XIII. Foi beatificado em 1713.

Aquando da sua eleição, assistia-se à controvérsia entre D. Afonso III e os bispos portugueses, que se queixavam de graves desrespeitos pelos direitos eclesiásticos por parte do rei. Debruçando-se sobre a questão a partir de 1273, Gregório X tentou modificar a atitude do rei, mas continuando o problema em aberto, em 1275 emitiu a constituição apostólica De regno Portugaliae. Além de relatar os conflitos entre o bispado e os reis portugueses ao longo da história, o papa recordava no documento as dívidas de Afonso III perante a Santa Sé e decretava prazos para a aplicação de severas penas sobre o reino e o monarca, que, entre outras sanções, passava a estar sujeito a excomunhão.

Confirmou a coroa imperial a Rodolfo de Ausburgo (1273) e reuniu o XIV Concílio Ecuménico de Lxon (1274), que pôs fim ao cisma de 220 anos entre as Igrejas grega e latina. Favoreceu, ainda a ascensão ao trono do imperador Rodolfo de Habsburgo. Quanto à reforma do clero, são dignas de nota as medidas tomadas por Gregório X para limitar a duração dos conclaves.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Gregório X Empty Re: Papa Gregório X

Mensagem por Fundador 18th maio 2011, 00:05

Papa Gregório X, de nome Teobaldo Visconti (1210-1276), pontificou entre 1271 e 1276.

Eleito enquanto estava na Palestina, não sendo cardeal nem sequer padre, teve dos mais gloriosos e fecundos pontificados do século XIII. Em 1274, reuniu, em Lyon, o XIV Concílio ecuménico, que pôs fim ao cisma de 220 anos entre as Igrejas grega e latina.

Aquando da sua eleição, encontrava-se em impasse a enorme controvérsia entre D. Afonso III e os bispos portugueses, que se queixavam de graves desrespeitos pelos direitos eclesiásticos por parte do rei. Debruçando-se sobre a questão a partir de 1273, Gregório X tentou modificar a atitude do rei, mas, continuando o problema em aberto, em 1275 emitiu a constituição apostólica De regno Portugaliae: além de relatar os conflitos entre o bispado e os reis portugueses ao longo da história, o papa recordava no documento as dívidas de Afonso III perante a Santa Sé e decretava uma série de prazos para a aplicação de severas penas sobre o reino e o monarca, que, entre outras sanções, passava a estar sujeito a excomunhão, a perder todos os direitos sobre os seus bens de padroado eclesiástico e a serem interditados todos os locais onde ele estivesse. Com a morte do papa, no início do ano seguinte, estas ameaças acabaram por não se concretizar e o conflito continuou num impasse durante anos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos