História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Gregório IX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa Gregório IX

Mensagem por Fundador em 23rd Abril 2011, 21:51

Papa de 1227 a 1241.

Ugo, conde de Segni, foi um papa enérgico, tendo ficado perpetuado como Gregório IX. Manteve uma contenda com Frederico II, que excomungou. Empenhou-se na cruzada contra os mouros e iniciou formal e oficialmente a inquisição papal, tendo incumbido os dominicanos de serem os inquisidores de todas as dioceses de França.

No que respeita a Portugal, Gregório IX interveio no conflito que opunha D. Martinho Rodrigues, bispo do Porto, a D. Sancho II, decidindo sancionar o rei pela bula Ex special (1231). Em 1239 concedeu 12 bulas ao infante Fernando de Serpa, irmão de D. Sancho II, para incentivar as suas expedições contra os infiéis.

Durante este papado, que foi um dos mais marcantes da história, Gregório IX deu um forte impulso às ciências eclesiásticas, através dos Decretais (1234) realizou a reforma jurídica e canonizou São Francisco de Assis, Santo António e São Domingos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papa Gregório IX

Mensagem por Fundador em 18th Maio 2011, 00:07

Papa Gregório IX, de nome Ugolino de Conti (1170-1241), pontificou entre 1227 e 1241.

Familiar de Inocêncio III e do futuro Alexandre IV, foi cardeal-diácono de Santo Eustáquio (1198), bispo de Óstia e Velletri (1206) e legado na Alemanha. Já sagrado papa, empenhou-se na realização da cruzada, estipulada por tratado com Frederico II, que seria alvo de várias excomunhões papais. A primeira foi logo em 1227, após o que Frederico II partiu para a Terra Santa numa expedição de sucesso (1228). No regresso, assinou um novo tratado (1230) com o pontífice, mas a guerra recomeçou quando o imperador foi novamente excomungado, em 1239.

No que respeita a Portugal, Gregório IX interveio no conflito que opunha D. Martinho Rodrigues, bispo do Porto, a D. Sancho II, decidindo sancionar o rei pela bula Ex special (1231). Empenhou-se sobretudo na cruzada contra os mouros, concedendo diversas bulas para o efeito: em 1232 proibiu todos os eclesiásticos de excomungarem o rei enquanto este combatesse os sarracenos; no ano seguinte absolveu o monarca de excomunhão por violência contra clérigos, enquanto estivesse em campanha militar; em 1234 concedeu indulgências aos cristãos que acompanhassem o rei na Terra Santa e, em 1239, concedeu 12 bulas ao infante Fernando de Serpa, irmão de D. Sancho II, para incentivar as suas expedições.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum