História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Conspiração do Harém

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conspiração do Harém

Mensagem por Fundador em 22nd Abril 2011, 22:31


Ramsés III
A Conspiração do Harém teve lugar no Antigo Egito, durante o reinado de Ramsés III (1194-1163 a.C.). Como Ramsés III morreu no rescaldo desta conspiração, sabemos que a data exata em que ocorreu foi 1163 a.C.

Tudo começou porque a rainha Tiye estava furiosa por não ter sido proclamada uma das rainhas principais de Ramsés III, dado que o seu filho Pentewere era o primogénito do faraó; com a condição de rainha secundária, Tiye nunca poderia aspirar a que o seu filho se tornasse sucessor de Ramsés III. Tiye queria, por isso, colocar Pentewere no trono do Egito. Ela conseguiu convencer muitas mulheres do harém a juntarem-se à sua causa, a que se seguiram oficiais, sacerdotes, nobres e até o comandante do exército egípcio. No entanto, não conseguiram convencer o povo e a conspiração falhou.

Ramsés III morreu nessa altura, mas a sua múmia não apresenta sinais de violência. No entanto, pode ter sido envenenado. O certo é que atualmente não se sabe ao certo se o faraó morreu vítima da conspiração ou de alguma complicação que teria nessa altura.

O que sabemos é que Ramsés IV, filho e sucessor de Ramsés III, levou os cerca de quarenta conspiradores a um tribunal criado especialmente para este caso. Alguns dos acusados foram libertados porque se descobriu estarem inocentes, a outros foram cortados os narizes e orelhas, enquanto que os conspiradores principais foram condenados a serem queimados vivos ou empalados. Pentewere, devido ao seu estatuto de príncipe, foi condenado ao suicídio.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum