História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

A popularidade de Tito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A popularidade de Tito Empty A popularidade de Tito

Mensagem por Fundador 22nd abril 2011, 22:19

A popularidade de Tito Erup%C3%A7%C3%A3o-do-Ves%C3%BAvio-300x219
No dia 24 de Agosto do ano 79, em pleno reinado de Tito, ocorreu uma poderosa erupção do vulcão Vesúvio que destruiu por completo as cidades de Pompeia e Herculano. O povo romano começou a pensar que os deuses não estavam contentes com a governação do imperador.
Tito Flávio Vespasiano Augusto foi imperador romano por pouco mais de dois anos, de 24 de Junho de 79 a 13 de Setembro de 81. Sucedeu no trono imperial de Roma ao seu pai, Tito Flávio Sabino Vespasiano, que tinha fundado a Dinastia Flávia.

Logo no início do seu reinado, em Agosto de 79, o vulcão Vesúvio entrou em erupção, destruindo por completo as cidades de Pompeia e Herculano. Meses mais tarde, nos princípios do ano 80, surgiu um surto de peste em Roma, que matava, segundo os registos, dezenas de pessoas por dia. Esse surto de peste durou algumas semanas e só desapareceu quando outra tragédia se abateu na cidade: um grande incêndio que arrasou uma boa parte de Roma.

Em apenas um ano, três tragédias tinham destruído a popularidade de Tito. O povo romano começou a pensar que o novo imperador tinha caído em desgraça perante os deuses. Tito tinha o trono imperial, e a sua própria vida, em risco, mas ainda tinha algo que o podia salvar: o Anfiteatro Flaviano, conhecido atualmente como Coliseu de Roma.

No Verão do ano 80, após nove anos de construção, Tito finalmente inaugurou a obra lançada pelo seu pai. A inauguração foi um programa de mais de 100 dias de jogos, sendo que o sucesso foi tal que o povo de Roma rapidamente esqueceu as infelicidades provocadas por as três tragédias passadas. Quando Tito morreu alguns meses mais tarde, já era um dos imperadores romanos mais populares e amados de sempre!

O combate entre Vero e Prisco

Um dos grandes momentos dos Jogos Inaugurais do Anfiteatro Flaviano foi o combate entre os gladiadores Vero e Prisco. No vídeo abaixo têm uma representação (a partir do terceiro minuto), criada por a BBC, do combate entre esses dois gladiadores, e da gloriosa decisão por parte do imperador Tito em libertar os dois homens (considerou os dois vencedores, o que foi algo inédito, porque o normal era o empate ou a vitória de apenas um dos gladiadores).


Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos