História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Independência do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Independência do Brasil

Mensagem por Fundador em 20th Novembro 2010, 16:52


Declaração da Independência do Brasil pelo Imperador Pedro I em 7 de setembro de 1822.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Independência do Brasil

Mensagem por Fundador em 8th Março 2012, 16:10

Após a invasão napoleónica de Portugal, em 1807, D. João VI e toda a Corte portuguesa partiram para o Brasil. As ideias revolucionárias europeias e o exemplo emancipador das colónias na América influenciaram certos grupos crioulos. Em 1817, assistiu-se a uma revolução independentista que foi rapidamente controlada, mas o triunfo constitucionalista no Porto (1820) originou um movimento liberal que obrigou o rei a jurar a futura Constituição. D. João VI regressou a Portugal e deixou a regência do Brasil ao seu filho primogénito D. Pedro. As tentativas da metrópole de restaurar o antigo regime colonial provocaram sentimentos independentistas e, em 1822, D. Pedro proclamou-se Imperador Constitucional do Brasil.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum