História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

António Tenreiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

António Tenreiro Empty António Tenreiro

Mensagem por Fundador 5th julho 2012, 16:49

Viajante (séculos XV e XVI).

Provavelmente natural de Coimbra, era cavaleiro professo na Ordem de Cristo. Foi um dos primeiros portugueses a seguir para a Índia, onde se notabilizou.

Incumbido de seguir por terra com uma mensagem para D. João III, deixou Ormuz a 20 de setembro de 1528 e chegou a Lisboa em maio de 1529. Da viagem, ficou o seu Itinerário da Índia para Portugal por Terra, impresso pela primeira vez em 1560, mas que voltaria a ser publicado ainda nesse século. O seu relato impressionou D. João III, que lhe terá concedido uma tença anual.

Segundo o historiador Diogo de Couto, terá sido gravemente ferido a golpes de cutelo quando, pouco depois de regressar, abandonava os paços reais a altas horas da noite.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

António Tenreiro Empty Re: António Tenreiro

Mensagem por Orban89 19th julho 2021, 15:07

António Tenreiro, o explorador português que deu a conhecer o Médio Oriente

António Tenreiro terá nascido em Coimbra, em finais do século XV, filho de pais nobres. Explorador ao serviço do Rei D. João III, deixaria as suas viagens relatadas na sua obra “Itinerário”, publicado pela primeira vez em 1560.

A primeira grande viagem de Tenreiro teria início em 1523, partindo o explorador de Ormuz, à época território português, com direção a Tabriz, então capital da Pérsia, governado pela dinastia Safávida. Tenreiro integrava uma embaixada portuguesa chefiada por Baltazar Pessoa. Após terminar a viagem, partiria com destino a Jerusalém, mas seria preso pelos turcos em Diyarbekir, sob a acusação de ser um agente do Xá persa, tendo sido despojado dos seus bens e levado para o Cairo, de modo a ser interrogado pelo Grão-Vizir otomano.

António Tenreiro conseguiria obter a sua libertação, descendo posteriormente o Nilo até à Alexandria, viajando daí para o Chipre, regressando posteriormente à Ásia. Tenreiro atravessaria então o deserto onde hoje se situam a Síria e o Iraque, acabando por retornar a Ormuz.

Em 1528, seria encarregue pelo Capitão de Ormuz, D. Cristóvão de Mendonça, de levar uma carta do Governador da Índia D. Duarte de Meneses ao Rei D. João III. Deste modo, António Tenreiro viajaria novamente até ao Chipre, partindo daí para Itália, passando por cidades como Génova, Valência e Toledo até chegar a Lisboa, cidade que alcançaria em maio de 1529.

D. João III reconheceria então os bons serviços de António Tenreiro, fazendo-o Cavaleiro da Ordem de Cristo e premiando-o com uma pensão de 30 000 réis.
Segundo o historiador Diogo de Couto, António Tenreiro viria a sofrer em Lisboa uma tentativa de assassinato, tendo sido tratado pelo físico do Rei. A investigação ordenada pelo Rei não obteve quaisquer conclusões, não tendo sido descoberto o incitador do ataque. Apesar de ter sobrevivido, terá sofrido das feridas até ao final da sua vida.
António Tenreiro dirigir-se-ia posteriormente para Coimbra, onde viria a casar com Isabel de Brito, de quem não teve descendência, vindo a falecer em data desconhecida, provavelmente entre 1560 e 1565.

Terá sido já em Coimbra que escreveu o referido “itinerário”, cujo nome original era "Itinerário de António Tenreiro, que da Índia veio por terra a este Reyno de Portugal, em que se contêm a viagem e jornada, que fez no dito caminho, e outras muitas terras, e Cidades, onde esteve antes de fazer esta jornada, e os trabalhos que em esta peregrinação passou o anno de 1529". A obra é considerada rigorosa e de grande interesse, por descrever a arquitetura, cultura e costumes dos povos pelos quais o explorador passou, sendo utilizada uma linguagem imparcial em relação aos indivíduos de religião islâmica.
No século XVIII, tornar-se-ia hábito incluir o “Itinerário” em anexo à “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, tendo a obra de António Tenreiro sido traduzida para outros idiomas, como o alemão.

Miguel Louro
Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1274

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos