História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Homem de Neandertal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Homem de Neandertal

Mensagem por Fundador em 20th Novembro 2010, 16:48

Em 1856, foi encontrado no Vale de Neander (Alemanha) um fóssil com caraterísticas mais evoluídas que o Pithecanthropus erectus. Recebeu o nome de Homem de Neandertal (que significa "novo homem do vale"). Com as mesmas caraterísticas foram encontrados fósseis na Bélgica, no norte da África e Ásia Menor. Suas caraterísticas principais eram as seguintes: bípede ereto, altura de 1,60 m, cérebro parecido com o do homem moderno, robusto, pernas curtas e o queixo quase igual ao do homem atual.

Os homens de Neandertal moravam em cavernas, já construíam muros de pedra como defesa e quebra-vento, usavam armas e utensílios mais trabalhados, furavam lascas de pedra para fazer machados e enterravam seus mortos, demonstrando já um começo de sentimento religioso. Já tinham conhecimento do uso do fogo. Viviam em regiões de climas bem diferentes e sofreram o efeito das primeiras glaciações da Terra e bruscas mudanças de temperatura.

Wikipédia


Última edição por Carlos Costa em 8th Agosto 2011, 22:07, editado 1 vez(es)

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Neandertais / Sapiens

Mensagem por Manrico em 7th Agosto 2011, 13:17



Olá Very Happy

Até muito recentemente desconhecia-se se o Homem de Neandertal era da mesma espécie biológica que o Homem Moderno. Se fossem de espécies diferentes os neandertais e os sapiens naturalmente não poderiam cruzar-se e ter descendência fértil.

O debate durou muitas décadas até que há cerca de dois anos, foram efectuadas análises aos marcadores genéticos de restos de ossos de un neandertal.

Conclusão: o mesmo marcador encontra-se nos homens actuais. Isso prova que Sapiens e Neandertais cruzaram-se. E portanto eram duas sub-espécies de uma mesma espécie biológica.

Ambos conviveram na Europa até há cerca de 25.000 ac. Resta saber porque desapareceram os Neandertais que eram mais robustos que os Sapiens e aparentemente tão inteligentes quanto este.

Há muitas teorias acerca do seu desaparecimento. Uma das mais curiosas coloca a hipótese de o período de gestação dos Neandertais ter sido superior aos 9 meses dos Sapiens. O que a longo prazo implicou que o número destes fosse aumentando de forma cada vez mais rápida.

Naturalmente tendo ficado cada vez mais em minoria, os Neandertais foram sendo eliminados paulatinamento pelos Sapiens. Enfim...uma hipótese como tantas otras...


Manrico
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por tig em 23rd Agosto 2011, 16:26

Mas não poderiam porquê? Os cães de raças diferentes não têm outros cachorros? :S

Porque não poderia o mesmo acontecer com os humanos?

tig
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por Manrico em 25th Agosto 2011, 12:24

tig escreveu:Mas não poderiam porquê? Os cães de raças diferentes não têm outros cachorros? :S

Porque não poderia o mesmo acontecer com os humanos?

Os cães de raça diferente pertencem todos à mesma espécie biológicas "canis canis". Acontece que se duvidava que Sapiens e Neanderdais pertecessem à mesma espécie.

Por vezes duas espécies biológicas, com antepassados comuns, e próximos na escala evolutiva, podem cruzar-se, mas a sua descedência é sempre infértil: é o caso das mulas que resultam do cruzamento entre os cavalos e os burros.

No entanto parece actualmente provados que Sapiens e Neanderdais pertencem à mesma espécie pois cruzaram-se e tiveram descendência fértil: possuímos marcadores genéticos resultantes desse cruzamento.


Última edição por Manrico em 29th Agosto 2011, 11:32, editado 1 vez(es)

Manrico
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por tig em 25th Agosto 2011, 12:28

Ah é que quando vi esse documentário na TV não tinha entendido isso, talvez por já o ter apanhado a meio.

tig
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por Manrico em 25th Agosto 2011, 12:29

Manrico escreveu:
tig escreveu:Mas não poderiam porquê? Os cães de raças diferentes não têm outros cachorros? :S

Porque não poderia o mesmo acontecer com os humanos?

Os cães de raça diferente pertencem todos à mesma espécie biológicas "canis canis". Acontece que se duvidava que Sapiens e Neanderdais pertecessem à mesma espécie biológica.

Por vezes duas espécies biológicas, com antepassados biológicos comuns,e próximos na escala evolutiva, podem cruzar-se, mas a sua descedência é sempre infértil: é o caso das mulas que resultam do cruzamento entre os cavalos e os burros.

No entanto parece actualmente provados que Sapiens e Neanderdais pertencem à mesma espécie biológica pois cruzaram-se e tiveram descendência fértil: aparentemente possuímos marcadores genéticos resultantes desse cruzamento.

Manrico
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por Manrico em 27th Agosto 2011, 13:24

(Olá; hoje saiu esta interessante notícia no jornal Público)


Sistema imunitário do homem moderno ficou mais forte
Sexo com os Neandertais foi bom para nós
Público 26.08.2011 - 21:11 Por Teresa Firmino


Depois de terminada a longa controvérsia sobre se havia dentro de nós um pouco de Neandertal — sim, há, concluiu-se em Maio do ano passado —, a discussão passou para outro nível. Que influências deixaram ao certo nos nossos genes os Neandertais, que se extinguiram há 28 mil anos, na Península Ibérica? O que se está a concluir, segundo um estudo na revista Science, é que ficámos com um sistema imunitário mais forte. Portanto pode dizer-se que o sexo com eles foi bom para nós, em geral.

A discussão tornou-se mais complexa quando, em Dezembro, se revelou um grupo de humanos até aí desconhecido — os denisovanos —, que viveram entre há 30 a 50 mil anos na Sibéria e Sudeste asiático e que também se reproduziram com a nossa espécie, os humanos modernos. Além dos Neandertais, que terão deixado um contributo de até quatro por cento no nosso genoma, herdámos ADN dos denisovanos, que chega aos seis por cento nalgumas populações actuais.

Agora, a equipa de Peter Parham, da Universidade de Stanford, nos EUA, quis determinar as heranças desses tempos coloridos entre nós, os Neandertais e os denisovanos, centrando as atenções num grupo de genes importante na defesa contra a invasão de vírus e outros agentes patogénicos. São os genes do sistema HLA.

Os três grupos de humanos partilharam um antepassado em África, mas as suas linhagens divergiram há 400 mil anos.

Os Neandertais surgiram há 300 mil anos, na Europa e no Médio Oriente. Os denisovanos espalharam-se pelo Sudeste asiático, ainda que só se tenha encontrado uma falange e um dente deles, na gruta Denisova, na Sibéria. E os humanos modernos saíram de África há 60 mil anos, avançaram pela Eurásia e foram-se encontrando com Neandertais e denisovanos.

Fizeram a guerra, sem dúvida. Mas, reforçando as conclusões de outros cientistas, a equipa de Parham encontrou em genes do sistema HLA provas de que também fizeram amor.

Por exemplo, há uma variante genética rara nas populações africanas actuais, mas que é frequente em quem é do Sudoeste asiático e que, muito provavelmente, terá sido herdada dos denisovanos. Outra está ausente nos africanos de hoje, mas é comum no Sudeste asiático, na Oceânia e Papuásia-Nova Guiné. Também algumas variantes do ADN extraído dos Neandertais são comuns entre europeus e asiáticos, mas raras nos africanos.

“Variantes dos genes HLA nos Neandertais e denisovanos tinham-se adaptado à vida na Europa e Ásia, enquanto os migrantes africanos recentes [os humanos modernos] não as tinham. Obtê-las pelo acasalamento teria sido vantajoso”, realçou Parham à BBC.

Mas alguns de nós, sugere a equipa, pagaram o preço das doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide, em que o sistema imunitário se vira contra o próprio organismo, atacando-o.

Se essas variantes nos deram vantagens, não evitaram a extinção aos Neandertais e denisovanos, o que Parham compara com a conquista do continente americano pelos europeus: “No início, havia pequenos grupos, que passaram tempos difíceis e se tornaram amigos dos nativos. Assim que se estabeleceram, apoderavam-se dos seus recursos e eliminavam-nos. A experiência moderna reflecte o passado e vice-versa.”


FONTE: http://www.publico.pt/Ciências/sexo-com-os-neandertais-foi-bom-para-nos_1509382

Manrico
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por Fundador em 28th Agosto 2011, 20:50

"Sistema imunitário do homem moderno ficou mais forte."

Sim, isso é verdade. Quanto mais diverso for o código genético dos progenitores, mais forte será o sistema imunitário dos descendentes. É por essa razão que as dinastias egípcias eram formadas por membros com diversas patologias - o sistema imunitário de familiares próximos são muito similares e isso torna-o mais fraco.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homem de Neandertal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum