História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Indústria 4.0 e os Cyber-Physical Systems

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Indústria 4.0 e os Cyber-Physical Systems

Mensagem por Hiram Amaral em 8th Junho 2014, 01:07

Desde que os processos manuais artesanais foram substituídos por processos industriais, com o advento da Revolução Industrial, avanços tecnológicos causam mudanças no sistema de produção. Com o advento da máquina a vapor e a criação do Tear mecânico, por volta de 1784, teve início a 1ª Revolução Industrial, período no qual foram conseguidos relevantes avanços científicos e sociais na sociedade advinda de um sistema de feudos. Durante esse período a indústria ficou conhecida por suas características ainda artesanais – Indústria Artesanal. Esse período durou até o surgimento da energia elétrica em 1873, fato que marcou o início da 2ª Revolução Industrial, e a indústria passou de artesanal para mecânica, e nessa Indústria Mecânica elevados lotes de produção eram produzidos para atender à crescente demanda na Europa e nas Américas. A Indústria Flexível é o marco para a 3ª Revolução Indústria onde a humanidade experimentou as mais significativas vantagens alcançadas em todos os tempos e em todos os campos do conhecimento, notadamente, por avanços na eletrônica e nos sistemas de informação.

Com o surgimento de máquinas flexíveis, na década de 60 os Estados unidos foram os primeiros a instalar máquinas flexíveis aplicadas à usinagem INGERSOLL-RAND COMPANY,(GROOVER, 2007).

A partir de 2006 os USA (2007_CI_Vision_March07_CyberinfrastruCture Vision 21) iniciaram a disseminação dos Cyber-Physical Systems (CPS), 2013 O Governo da Alemanha Iniciou uma "campanha"de divulgação da Indústria 4.0 como resultados iniciais da 4a Revolução Industrial, e recentemente, a Feira de Vancouver(2014) expôs ao mundo várias pesquisas que objetivam atender ao mundo das ciber estruturas e às fábricas inteligentes. A União Europeia coordena vários projetos, dentre esses o projeto Horizon2020 que financia as TIC's em todo o mundo.

Pergunto. Algum dos colegas poderia contribuir pró ou contra as afirmações que fiz? Principalmente, nas afirmações atuais (2006-2014)? As contribuições serão analisadas e pretendo inserí-las na introdução de minha dissertação de Mestrado em Engenharia na subseção de Estado da Arte.
Uma contribuição também bem-vinda - de especialistas em História - são referências para a primeira parte do texto, onde comento sobre as Revoluções (1a e 2a).


Ficarei muito grato por suas contribuições.

Hiram Amaral

Hiram Amaral
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum