História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

História de Aguiar da Beira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

História de Aguiar da Beira

Mensagem por Fundador em 29th Maio 2014, 16:24

Concelho de paisagem agreste e diversificada, com encostas ásperas e vales estreitos, Aguiar da Beira estende-se entre as serras da Lapa, a noroeste, e do Pisco, a sudoeste. Faz parte da região demarcada dos vinhos do Dão, queijo da Serra da Estrela e da castanha. O parque florestal é a maior mancha verde de todo o distrito da Guarda. O tecido empresarial do município é reduzido, sendo a agricultura a atividade principal dos aguiarenses.

O património arqueológico existente na região prova que o seu povoamento remonta à pré-história. Os vestígios mais antigos da presença do homem são os quatro dólmens da freguesia de Carapito e os castros da Gralheira, de Carapito e da Serra das Abelhas.

O povoamento entre os séculos VI e XI é comprovado por diversos exemplares de sepulturas escavadas nas rochas, que, nalguns casos, aparecem agrupadas e noutros casos isoladas.

No Arquivo Nacional da Torre do Tombo estão as cópias dos forais de Penaverde e de Aguiar da Beira concedidos em 1240 e em 1258, respetivamente. No livro dos Forais Novos da Beira encontram-se os diplomas que atribuíram estatuto concelhio a Aguiar da Beira (1512), a Carapito (1514) e Penaverde (1514).

Na alta Idade Média, Aguiar da Beira já apresentava um desenvolvimento significativo.

O Mestre de Aviz teve aqui muitos apoiantes. Nas vésperas da batalha de Aljubarrota, Forninhos e Pena Verde viram passar as tropas espanholas, que iriam conhecer uma pesada derrota em Trancoso. Muitos homens de armas dos três concelhos então existentes, Carapito, Pena Verde e Aguiar, juntaram-se aos exércitos nacionais. As invasões francesas também deixaram as suas marcas nestas terras.

Os campos de Coruche foram palco do famoso combate entre as tropas liberais e as absolutistas, com a vitória dos primeiros.

Em 1846, teve lugar a célebre revolta da Maria da Fonte. Quase de imediato, a câmara e o povo de Aguiar da Beira aclamaram D. Maria II e a carta constitucional. A fidelidade desta gente à causa real teve como resultado, cinquenta anos depois, a extinção do concelho. Até 1898, Aguiar esteve incorporado no concelho de Trancoso.

No século XIX, fruto da política liberal, a organização deste território sofreu algumas modificações. Com a reforma administrativa, Carapito e Penaverde perderam o estatuto de concelho, sendo integrados numa circunscrição municipal mais importante, a de Aguiar da Beira, situação que se manteve até à atualidade.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum