História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Simulado ENEM 2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Simulado ENEM 2013

Mensagem por mateuspir2 em 29th Junho 2013, 02:04

[Bernoulli - 2013]

O projeto abolicionista nacional estruturou-se dentro de um diversificado caminho, que pode ser exemplificado desde as manifestações de resistência à escravidão, ocorridas nas senzalas, até o esforço internacional em favor do combate ao trabalho cativo do negro no Brasil. Dentro desse amplo debate, cabe destacar os esforços empreendidos pelas sociedades abolicionistas, em especial após o ano 1880, que buscavam defender o interesse dos negros em um país economicamente dependente do trabalho escravo. Dentre os vários grupos, destaca-se a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, fundada em 1881 e ligada ao jornal O Abolicionista, importante espaço de divulgação das ideias contrárias ao trabalho escravo. Entre as principais lideranças abolicionistas, estão os monarquistas Joaquim Nabuco e André Rebouças e os republicanos José do Patrocínio e João Clapp.

O trecho caracteriza o Movimento Abolicionista no Brasil, revelando que a(o)(s)

a) mobilização popular impulsionou o movimento abolicionista a partir da extinção do tráfico negreiro pela Lei Eusébio de Queiroz.

b) escravos, apesar do risco de vida, participaram ativamente do movimento, criando organizações secretas como a dos caifazes.

c) Campanha Abolicionista, que antecedeu a aprovação da Lei Áurea, em 1888, foi um movimento eminentemente urbano.

d) exército, embora abolicionista, manteve-se à parte do movimento por ser uma instituição oficial, diretamente subordinada à vontade do imperador.

e) abolicionismo mobilizou basicamente setores e elementos sociais que dependiam diretamente do trabalho escravo.

Galera na minha concepção a Letra correta é A, queria confirmar com vocês.

mateuspir2
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Simulado ENEM 2013

Mensagem por mateuspir2 em 2nd Julho 2013, 00:08

Galera a letra A está muito vaga... A lei Eusébio de Queiroz foi sem dúvida um dos marcos mais importantes para a "largada" contra a escravidão no Brasil, porém, temos que relembrar que o que impulsionou esse movimento anos atrás dessa lei promulgada em 1850 foi no ano de 1798 da Conjuração Baiana, que teve fortes influências das ideias iluministas e da revolução francesa. Isso causou um impulso muito forte naquele tempo devido a ideia de liberdade vindo da Europa. Uma das causas defendidas pela Conjuração Baiana em 1798 foi a Abolição da Escravatura e uma a instalação de uma República. Então a letra A não está totalmente errada, porém, se formos levar o contexto da história nesse acontecimento ocorrido anos após a Inconfidência Mineira (1789) que foi a Conjuração Baiana, podemos colocar a letra C... O movimento abolicionista foi extremamente urbano com a participação de várias camadas sociais, inclusive de monarquistas e republicanos, além da Guerra do Paraguai e a questão militar ter influenciado essa questão até a abolição da escravatura definitiva apenas em 1888.

Galera vocês concordam que a letra C está correta?

Obrigado...

mateuspir2
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Simulado ENEM 2013

Mensagem por Bayard Fonseca em 10th Agosto 2013, 07:08

Precisamos registrar que a pressão européia (leia-se da inglaterra) contra a escravidão no Brasil e conta o tráfico de escravos não foi uma preocupação humanista dos ingleses. É fato que a inglaterra combatia e apresava os navios negreiros, ou até mesmo colocando à pique, depois de garantir o desembarque dos ocupantes da nau. Tudo isto como forma de "desestimular" o tráfico negreiro, cuja base legal (Pra inglaterra) era a Lei que ficou conhecida como Lei Bill Aberdeen (político - Lord) , que proibia o tráfico entre a Europa e a América. Em "oposição" (mas pra "concordar" com a pressão inglesa), o Brasil instituiu a Lei Eusèbio de Queiros, que igualmente proibia o tráfico. Entretanto, o tráfico continuaria, de forma clandestina (para os ingleses), mas permaneceria por mais de 40 anos. Desta forma, a Lei Eusébio de Queiros (que não era cumprida e nem se pretendia cumprir) ficou conhecida como: Lei para ingles ver, pois foi instituída também pra dar uma satisfação aos insatisfeitos ingleses (Lei Bill Aberdeen...). pelo menos a lei nos deu o brocado: Pra Inglês Ver (o faz de contas). Por fim, os ingleses não eram tão bonzinhos assim, é que os produtos ingleses - que a esta altura, já gerados com mãos-de-obra totalmete livre - não podiam competir com os produtos produzidos com a barata mão-de-obra escrava.
Os ingleses são tão bonzinhos!

Abraços em geral.

Bayard Fonseca

Bayard Fonseca
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Simulado ENEM 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum