História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Helenismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Helenismo

Mensagem por Fundador em 10th Abril 2011, 22:53

Helenismo é a designação que se dá a um período da Grécia Antiga que durou cerca de dois séculos: começou com a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., e terminou com a conquista do território pelos romanos, em 147 a.C.

Neste período, o homem grego perdeu a esperança no Estado e na glória da sua pátria, tornando-se pessimista. A conquista do território grego pela Macedónia destruiu os pilares sob os quais a vida do homem grego se apoiava e este começou a procurar uma filosofia prática para suportar essa angústia: surge assim o estoicismo. O grego deixou de ser "senhor" para passar a ser "escravo". Podemos por isso comparar o helenismo, grosso modo, ao período em que Portugal foi governado pela dinastia Filipina.

Apesar do desnorte, durante o helenismo os gregos continuaram a ser artistas, homens de Apolo e filósofos. A maior perda foi a tragédia grega que enchia os teatros, perda essa com altos custos para a civilização ocidental; durante o helenismo, a alegria do deus Dionísio foi esquecida.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum